- neochess 🇧🇷
- Posts
- O Wimbledon do Xadrez 🏆
O Wimbledon do Xadrez 🏆
GM Darcy campeão em Brasília, Bundesliga do chess e +
Muito bom dia! Seja mais do que bem-vindo a mais uma edição da news da neo. Espero que seu fim de semana tenha sido tão boa quanto foi para o Quinti, que venceu 13 PARTIDAS SEGUIDAS e foi campeão invicto em um torneio no interior de Minas. Impressionante.
Na edição de hoje, temos um giro pelos torneios do Brasil, uma preview do Tata Steel, que começa na semana que vem, e uma dica da semana no final. Let's Go!
Regis Junior, editor e fundador da Neochess Brasil.
HIGHLIGHTS
Se você perdeu…
😯 Imagens inéditas. A esposa do Magnus abriu o perfil do Instagram e revelou muitos momentos da vida do casal. Tem até vídeo dele correndo com um carrinho de supermercado.
🇩🇪 Por falar em Magnus… Ele estreou na Bundesliga alemã e fez 1,5/2 no fim de semana pelo FC St. Pauli, que acabou vencendo um match e perdendo o outro.
SOCIAL
Esse estudante fez um óculos para trapacear no xadrez presencial usando AI
built ai chess glasses that allow you to play perfect engine moves without the opponent knowing
— Eddy Xu (@eddybuild)
2:11 AM • Jan 12, 2025
BIG STORY
Darcy vence em Brasília e Quinti domina em Minas
🏆 O primeiro aberto do Brasil de 2025 tem dono. O GM Darcy Lima, do RJ, venceu o Brasília Chess Open 2025 com 7 pontos em 9 rodadas.
Ele não ficou sozinho. O GM Neuris Delgado, a MF Juliana Terao e o MF Lucas Aguiar também ficaram com 7/9, mas acabaram embaixo por conta dos critérios de desempate.
Por que isso importa? O Brasília Open marcou o início do calendário nacional desde o Brasileirão, em dezembro.
✨️ Já o destaque do torneio fica para a MF Juliana Terao e o MF Lucas Aguiar, que começaram fora do top 9 no ranking inicial e terminaram entre os líderes.
E o No Fear? O GM Alexandr Fier, campeão brasileiro absoluto, terminou invicto mas não jogou como o esperado e empatou TODAS as 5 últimas partidas, terminando na 5ª colocação do torneio.
Quinti domina em Santa Bárbara
Quem também teve um fim de semana feliz foi o GM Renato Quintiliano, que venceu absolutamente todas as partidas no Santa Bárbara Open de Rápidas e Blitz, que aconteceu no interior de Minas Gerais.
Tá certo que o evento não tinha nenhum outro GM, mas vencer 13 partidas seguidas não deixa de ser absurdo.
Todos os olhos em Floripa
👀 Depois de Brasília e Santa Bárbara, o xadrez brasileiro vai em peso para o Brazil Chess Series, em Florianópolis. O torneio é um dos maiores da América Latina e tem 13 GMs confirmados, desde um colega de equipe do Magnus ao Campeão Brasileiro.
VÍDEO DA SEMANA
Magnus chegando na Bundesliga - de jeans
Magnus Carlsen makes his debut for FC St. Pauli in the German Chess Bundesliga. And in case you were wondering: he's wearing jeans.
— Florian Pütz (@FloPuetz)
1:02 PM • Jan 11, 2025
MUNDO
O Wimbledon do xadrez
Foto: Tata Steel Chess
🇳🇱 “Todo jogador de xadrez deveria jogar em Wijk aan Zee". Foi com essa frase que Mikahil Botvinik, ex-campeão mundial, resumiu a importância do Tata Steel, que reune a nata do xadrez mundial na pequena cidade holandesa.
O Tata Steel Chess acontece desde 1938, e já teve a pparticipaçao de jogadores como Magnus Carlsen (maior campeão da história do torneio), Garry Kasparov e Bobby Fischer, e é geralmente o primeiro grande torneio do calendário mundial.
A edição deste ano tem um fator especial: ESse vai ser o primeiro torneio oficial de Gukesh D desde que ele se tornou campeão mundial um ano atrás.
Além disso, o evento vai trazer alguns dos maiores jogadores do planeta em ação, como Fabiano Caruana, Arjun Erigaisi, Abdusattorov, e, é claro, o próprio Gukesh.
Já no torneio secundário, o challengers, o destaque fica por conta de Faustino Oro, o prodígio argentino de 11 anos que apareceu no Fantástico, que vai estrear em um torneio de elite neste Tata Steel.
O torneio começa nessa sexta, dia 17 de janeiro, e vai até o dia 2 de fevereiro com os melhores do mundo em ação. Para acompanhar, só ficar de olho no Instagram da Neochess.
DICA DA SEMANA
O que eu devo jogar?
GIF: Giphy
Se tem segunda-feira, tem dica da semana. E pra trazer a segunda edição dessa seção, a dica de hoje serve tanto para quem tá començando, quanto pra quem já joga há um tempo.
Muitas vezes, no meio da partida, você pode cair em uma posição sem saber o que fazer em seguida. Em meio a essa dúvida, é aí onde entra o método xeques, capturas e ameaças, o mais recomendado na hora de tomar a decisão
Com ele, você evita erros e melhora o seu próprio jogo, aumentando - e muito - as chances de fazer o lannce certo.
Como funciona?
O método é baseado em uma sequência de análise a cada jogada, priorizando as que deixarem seu oponente com menos opções. Antes de mover, pergunte-se:
#1: Há algum xeque disponível?
Xeques forçam o adversário a responder diretamente. Sempre verifique se existe um lance bom que coloca o rei em xeque, seja para ganhar material ou iniciar um ataque. Mesmo que nem sempre sejam os melhores lances, xeques podem mudar o rumo de uma partida.
#2: Tenho capturas vantajosas?
Veja se pode capturar uma peça inimiga. Avalie se a troca é favorável, considerando o valor das peças e possíveis respostas do oponente. Uma captura bem calculada pode decidir a partida, mas cuidado com armadilhas!
#3: Que ameaças existem no tabuleiro?
Procure movimentos que criam ameaças, como atacar peças importantes ou preparar um plano tático. Ao mesmo tempo, analise as ameaças do adversário e pense em como neutralizá-las.
Por que funciona?
O XCA te força a analisar as jogadas mais importantes antes de mover, evitando decisões impulsivas. Ele também melhora sua visão tática e ajuda a encontrar melhores lances em situações críticas.
Como eu pratico?
Pra começar, use essa ferramenta aqui. Ela vai te ajudar a treinar a visão e encontrar cada um dos xeques, ameaças e capturas.
Resolva quebra-cabeças no lichess.org ou no chess.com, e já tente aplicar o método em cada posição.
Jogue partidas online mais longas, como 10+0 ou 15+10, para ter tempo de aplicar o método.
Assista vídeos (como esse aqui) de mestres analisando partidas, observando como eles avaliam xeques, capturas e ameaças em cada posição.
É sempre bom lembrar que, no começo, usar o XCA pode parecer demorado, mas com o tempo, ele se tornará natural e automático. Experimente na sua próxima partida e veja como isso pode mudar o seu jogo!
PRA FINALIZAR
3 em 1 da segunda
🧩 Puzzle do dia: Um quebra-cabeça pra você já praticar a dica da semana.
⚔️ Jogo do dia: Uma partida do garoto de 9 anos que é o mais jovem na história a conseguir norma de MI
🗣 Frase do dia: “Nada é psicologicamente tão forte quanto um bom lance” - GM Bobby Fischer
POR HOJE É ISSO
Até a próxima edição!
Assim nós terminamos mais uma edição da newsletter da Neochess, a newsletter que chega no seu e-mail nas segundas e sextas com tudo que você precisa saber sobre o xadrez brasileiro e mundial!
E aí, o que você achou? Responda esse e-mail caso tenha alguma sugestão/reclamação! Hoje a gente fica por aqui e nos vemos sexta-feira!
Lembrando, siga a gente no Instagram para receber novidades ao longo da semana.
Compartilhe a newsletter com um amigo para ele(a) também ficar por dentro do mundo do xadrez!