- neochess 🇧🇷
- Posts
- Grande Mestre banido por trapacear
Grande Mestre banido por trapacear
Yago Campeão, Como estudar com livros e Mundial feminino chegando

Muitoooo bom dia! Mais um mês acabando, mais uma edição da nossa news da neo com tudo que rolou no xadrez do Brasil e do Mundo.
Finalmente, a neo vai ter muito trabalho neste mês de abril. Mundial Feminino, Aberto na Argentina, Freestyle Chess, além de outros torneios. Agora é pra valer.
Na edição de hoje, você vai ver:
⛔️ Um jogador suspenso pela CBX
🇧🇷 O GM Yago sendo campeão
🎲 Magnus Carlsen e um dado
♀️ Uma preview do Mundial Feminino
📚 Como estudar xadrez com livros.
Dito isso, vamo pras primeiras notícias da semana!
Regis Junior, editor e fundador da Neochess Brasil.
HIGHLIGHTS
Se você não viu
🚫 3 anos de punição. Um Grande Mestre pego com um celular escondido no ano passado foi supenso pela FIDE por 3 anos do xadrez.
🎲 Solta a carta o dado. Magnus Carlsen está usando um dado para decidir suas aberturas no Titled Tuesday, e parece estar dando certo.
🎶 Hoje Paris vai virar baile. Faltam menos de 10 dias para o Grand Slam de Paris de Freestyle Ches, com Magnus, Hans, Naka, Gukesh e mais.
SOCIAL
E se o Mundial do Gukesh fosse um anime?
BRASIL
Yago campeão, Ferrari no Corinthians e jogador suspenso

Foto: Cortesia Carlos Capivara/GM Yago
🇧🇷 Deu a lógica na Alemanha. O GM pernambucano Yago Santiago venceu invicto o SchachFestival de Bad Wörishofen, no interior da Alemanha.
Yago fez 7 pontos em 9 rodadas, levando a melhor nos critérios de desempate contra os outros 4 líderes.
O nosso brazuca, que chegou como 3º no pré-ranking, sai de lá com 9 pontos de rating e mais um troféu pra casa. Parabéns, Yago!
Corinthians entra de vez no xadrez
Ferrari 🤝 Corinthians. Não, a Ferrari aqui não é o carro. Estamos falando do MN Francisco Ferrari, que foi contratado pela divisão de Esports do Corinthians.
Esse é mais um passo do time no mundo do xadrez, já que eles tem uma equipe — fortíssima, por sinal — que disputa torneios em SP.
Já é a segunda contratação de um enxadrista por uma equipe de esports no Brasil, sendo que o primeiro foi o GM Fier, contratado pela Imperial no começo do ano.
CBX toma atitude inédita
⛔️ Na última quinta-feira, a Confederação Brasileira de Xadrez anunciou uma punição disciplinar a um jogador, de 3 meses, por conduta inadequada. Nas palavras do comunicado:
“A CBX (…) comunica que foi aplicada a penalidade de suspensão de 3 (três) meses ao atleta L.C.A., por conduta inadequada praticada contra colega enxadrista.”
Até onde se sabe, essa punição é a primeira do tipo no xadrez brasileiro, apesar de já termos visto casos semelhantes mundo afora.
Apesar do sigilo dos dados pela Lei Geral de Proteção de Dados, uma pessoa compartilhou uma suposta explicação do caso no Reddit.
P.S: Não compartlharemos o link aqui pela sensibilidade do caso, mas caso queira dar uma olhada, foi postado no r/xadrez.
ESTATÍSTICA DA SEMANA
A Índia é o país com mais super GMs no mundo
Countries with the most chess players rated over 2700:
🇮🇳 India - 7
🇺🇸 USA - 6
🇨🇳 China - 4
🇫🇷 France - 2
🇺🇿 Uzbekistan - 2— Chess.com (@chesscom)
1:46 PM • Mar 28, 2025
MUNDO
Menos de 5 dias para o Mundial Feminino

Foto: FIDE
🇨🇳 Já é da China. No próximo dia 2 de abril, quarta-feira, começa o 44º Campeonato Mundial de Xadrez Feminino, no país asiático.
Pela 2ª vez seguida, ambas as participantes são chinesas, sendo dessa vez Ju Wenjun e Tan Zhongyi — Por isso o “Já é da China" no começo.
A relevância disso: Além do título mundial em jogo, essa é a 44ª edição do evento, que conta com uma premiação de 500 mil euros, a mais alta do xadrez feminino.
O formato lembra bastante o Mundial Absoluto: um match de partidas clássicas entre as duas jogadoras — mas com 12 partidas em vez de 14.
⏱️ O ritmo será de 90 minutos para os primeiros 40 lances, mais 30 pro resto do jogo e 30 segundos de acréscimo por lance.
Fato curioso: Metade do match será realizado em Chongqing, cidade natal de Tan, e a outra metade em Xangai, cidade de Ju Wenjun.
Mas enquanto o torneio não começa…
Uma breve história do Mundial Feminino
A história do Mundial Feminino é dividida em 3 fases: Era Menchik (1927-1944), Era Soviética (1950-1991) e Era Chinesa (1991-hoje em dia).
🏆 A primeira edição aconteceu em 1927, paralelamente à Olimpíada daquele ano, com a vitória de Vera Menchik, que foi a primeira campeã mundial da história.
Nessa época, o formato era todos contra todos — ou round-robin — o que engrandece ainda mais o feito de Menchik, que venceu 7 vezes o título.
🥀 Ela faleceu como campeã mundial, depois de ter vencido TODOS os Mundiais que jogou, entre 1927 e 1944.
Assim, começava uma nova fase do Campeonato Mundial. Depois de uma soviética vencer mais um torneio, ele passaria a ser em um match, assim como o absoluto.
Essa era ficou marcada por 6 campeãs mundiais da União Soviética entre 1950 e 1991, um domínio que se repetia no absoluto da época.
Outro fato marcante dessa Era foi o domínio de Nona Gaprindashvili — campeã entre 1962 e 78, citada no Gambito da Rainha — e Maia Chiburdanidze, campeã entre 78 e 91.
Já na última era, que ainda estamos vivendo, temos o domínio chinês, com 15 dos últimos 20 Mundiais vencidos pela China.
Esse tempo ficou marcado por jogadoras como Hou Yifan, campeã mundial mais jovem da história que venceu 4 títulos no total, e Xie Jun, primeira vencedora do país com 5 Mundiais.
Além delas, vale destacar outros nomes, como Kosteniuk, Susan Polgar, Anna Ushenina e Maryia Muzychuk, que também foram campeãs nesse período.
👑 Desde 2018, a campeã Mundial é Ju Wenjun, com 4 títulos, sendo o primeiro contra sua oponente atual, Tan Zhongyi, que Ju venceu por 5,5 a 4,5
Falta pouco. O Mundial Feminino vai dos dias 3 a 21 de abril, com as rodadas acontecendo às 4 horas no horário de Brasília.
Para acompanhar, fique de olho no Instagram da neochess Brasil ou na página do evento no Chess.com para acompanhar as partidas.
DICA DA SEMANA
Como estudar com livros de xadrez
Se você quer melhorar no xadrez, os livros são uma das melhores — e mais antigas — ferramentas para aprofundar seu conhecimento.
No entanto, como você vai ver aqui, não basta sair lendo tudo de uma vez. Vamos te mostrar como tirar o máximo proveito dos livros e transformar o conhecimento em força prática.
1. Escolha o livro certo para o seu nível
📖 Iniciante? Procure livros sobre princípios básicos, como “Meu Sistema” (Nimzowitsch) ou “Bobby Fischer teaches chess” (em inglês).
♟️ Intermediário? Livros sobre táticas e estratégia, como “Estratégia Moderna do Xadrez”, de Ludeck Pachmann ou a coleção “Xadrez Vitorioso”, de Seirawan, são ideais.
🔥 Avançado? Obras sobre cálculo e finais, como “Secrets of Practical Chess” (Nunn) ou “Dvoretsky’s Endgame Manual”, podem te levar a outro nível.
2. Não leia como um romance
Na maioria das vezes, o livro não vai trazer apenas texto, mas sim análises de partidas e/ou posições para você estudar.
Dito isso, é importante aprender a notação algébrica do xadrez e usar um tabuleiro (físico ou digital) para seguir as análises.
💡 Pause antes dos lances críticos e tente descobrir por conta própria.
🔄 Refaça os exercícios do livro e tente explicá-los por escrito, como se ensinasse alguém.
3. Foque no que realmente importa
Nem todo livro precisa ser lido do início ao fim. Se está estudando meio-jogo, vá direto para essa parte. Quer melhorar sua tomada de decisão? Foque nos capítulos sobre cálculo e planejamento.
Mais uma vez, ele não é como um romance em que você precisa ler do começo, e sim um verdadeiro material de estudo.
4. A prática reforça o aprendizado
📌 Depois de estudar um conceito, anote os pontos principais e aplique-o nas suas partidas e analise se conseguiu usá-lo corretamente.
Outra coisa que você pode fazer é jogar partidas temáticas contra o computador. (Por exemplo, se aprendeu um final de torres, tente colocar aquele final e aplicar os conceitos contra o bot).
5. Estude um pouco todos os dias
Não precisa ler 100 páginas em um dia. Ler 1 página que seja com atenção e praticar o que aprendeu já faz uma enorme diferença no longo prazo. O segredo é a constância.
📚 Links úteis para estudar com livros:
Lista de livros recomendados: Duas coletâneas de livros recomendados, uma pelo GM Krikor e outra pelo GM Leitão.
Como aprender xadrez: um vídeo do Raffael Chess onde ele fala sobre estudar com livros.
Agora é só escolher um livro e começar a estudar! Se você seguir as dicas certinho, tenho certeza que você vai melhorar muito o seu aprendizado.
Bons estudos, boas leituras e bons jogos! Tamo junto!
A seção Dica da Semana é uma seção semanal em que compartilhamos algum conceito ou conselho para melhorar seu jogo. Para sugerir algum tema que queira aprender, envia nesse formulário aqui.
PRA FINALIZAR
3 em 1 da segunda
🧩 Puzzle do dia: Uma bela combinação pra essa segunda-feira. Não é tão fácil, mas é bonita.
🎬 Filme do dia: Bobby Fischer contra o Mundo — um documentário legendado sobre a vida de um dos maiores da história.
📚 Livro do dia: O Teste do Tempo, por Garry Kasparov — As melhores partidas do início da carreira, analisadas pelo próprio Kasparov.
ANTES DE IR EMBORA
O que você achou da edição?
😁 Muito boa | 🙃 Mais ou menos | ☹️ Não gostei
📲 Não se esqueça de seguir a gente no Instagram.
🗣 Compartilhe a newsletter com aquele amigo do xadrez pra ele também ficar por dentro de tudo!
📢 Anuncie na neo para alcançar uma das comunidades mais engajadas do xadrez brasileiro
POR HOJE É ISSO 👋
Um novo xadrez para um novo tempo.
Assim nós terminamos mais uma edição da news da Neo, a newsletter que chega no seu e-mail nas segundas e sextas com tudo que você precisa saber sobre o xadrez brasileiro e mundial!
♟️ Nossa missão é te deixar bem informado sobre tudo que acontece no mundo do xadrez, além, é claro, de ajudar a crescer esse esporte espetacular.
Se quiser falar diretamente com a gente sobre algum assunto em especial, só responder esse e-mail. Vai ser um prazer te responder!
Uma boa semana e até sexta-feira!
