Como começar uma partida de xadrez?

Gukesh ganha de Giri na Holanda, Floripa começando e +

Bom dia! Mais uma semana começando com você aqui na news da neo. Nesse fim de semana tivemos o começo de dois grandes torneios, um no Brasil e outro na Holanda, então o que não faltou foi xadrez. Espero que goste da edição de hoje e vamos nessa!

Regis Junior, editor e fundador da Neochess Brasil.

HIGHLIGHTS
Se você perdeu…

SOCIAL
O Chess.com resolveu brincar com o ban do Tiktok

BIG STORY
Gukesh vence estreia no Wimbledon do xadrez

Foto: Frans Peeters

😥 O momento mais emocionante do ano pode ter vindo cedo. Depois de uma partida emocionante na primeira rodada do Tata Steel - o Wimbledon do Xadrez - O GM Anish Giri perdeu para Gukesh D de uma forma inacreditável.

  • Quem são esses? Gukesh é o indiano campeão mundial mais jovem da história, enquanto Giri é o número 1 da Holanda e conhecido há tempos na elite mundial.

Por que isso importa? Essa foi a primeira partida clássica de Gukesh D desde o Campeonato Mundial, o que serviu como um termômetro do jogo do novo campeão.

👀 Para começar, Gukesh abriu o jogo com o cavalo em f3, uma abertura mais devagar e sólida. Giri, no entanto respondeu com um cavalo em f6, “repetindo" o lance do oponente e também aceitando um início mais suave.

Ao longo do jogo, no entanto, o indiano começou a gastar bastante tempo e a especular, o que levou a um sacrifício de bispo em troca de um ataque de longo prazo.

Giri, geralmente um jogador mais sólido, aceitou o sacrifício e resolveu ir em busca da vitória. E… ela quase veio. O problema é que quem também veio foi um velho inimigo dos jogadores de xadrez: O apuro do tempo no relógio.

Ambos ficaram com menos de 1 minuto no relógio para continuar a partida, o que levou a erros dos dois lados, em uma verdadeira montanha russa.

  • No fim da história, com 2 (!) segundos no relógio, Giri cometeu o erro fatal, depois de não encontrar o sacrifício vencedor e entregar não só o prórprio ataque, como toda a partida.

Lances depois, o holandês abandonou, garantindo a primeira vitória de Gukesh como campeão mundial.

O que dá pra tirar disso? Depois dessa partida, Gukesh enfrentou uma situação semelhante na 2ª rodada, ficando pior no tabuleiro e no relógio, mas conseguindo um empate.

  • Além dessa instabilidade não ser um bom sinal, vale lembrar que não é a primeira vez que um campeão mundial se complica depois do título: Ding Liren também passsou por meses bem difíceis depois de vencer o Mundial.

P.S: Gostou desse formato de texto? Tem algo que podemos melhorar? Compartilhe sua opinião para ajudar a Neo a melhorar mais e mais!

P.S 2: Para ver uma análise mais completa da partida, clique aqui para ver o vídeo do Rafael Leite (do canal Xadrez Brasil).

Tá, mas e o resto do torneio?

Na primeira rodada, além de Gukesh, Pentala Harikrshina (Índia) e Vicent Keymer (Alemanha) também venceram, assumindo a liderança temporária logo na largada.

Já na segunda, chegou a hora de jogadores mais conhecidos na elite do xadrez. Fabiano Caruana (EUA), Praggnanandhaa (Índia) e Abdusattorov (Uzbequistão) venceram para se juntarem aos líderes depois de duas rodadaas em Wijk Aan Zee.

🧐 Lembra do Faustino? O Prodígio argentino de 11 anos que disputa a “série B" do torneio, perdeu as duas primeiras partidas, ambas contra jogadores mais fortes. Vamos ficar de olho na performance do garoto.

FOTO DA SEMANA
A semelhança incrível do mini Caruana com Faustino Oro

BRASIL
Começou o BCS em Floripa

Foto: Vivian Passig

Enquanto a elite mundial batalha em Wijk Aan Zee, o maior torneio do país começou em Florianópolis. As duas primeiras rodadas do Brazil Chess Series já trouxeram algumas surpresas para o xadrez brasileiro.

Começando pelo começo… O norueguês Aryan Tari não tomou nenhum susto ate agora. Aryan segue com 2/2 e é o favorito para levar o ouro em Floripa.

  • Já Fier, o campeão brasileiro, não foi tão bem na segunda rodada. Apesar da vantagem no tempo de mais de 1 HORA, ele não conseguiu vencer o MN Vinícius Taishan, que garantiu o empate.

A maior surpresa, no entanto, ficou para as mesas 4 e 5 na segunda rodada. Em ambas, os GMs foram superados por jogadores de menor rating.

  • Na 4, o GM André Diamant, do Brasil, perdeu no tempo para o compatriota MN Pedro Segato.

  • Na 5, o GM Neuris Delgado, do Paraguai, foi superado por outro MN brasileiro, o Jeferson Silva.

🔥 Com isso… o torneio segue com 77 co-líderes, todos com 2 pontos em duas rodadas. A 3ª acontece hoje, às 14h, então fica de olho no perfil da @neochessbr para não perder nada.

DICA DA SEMANA
Como começar a partida? 3 conselhos para as aberturas de xadrez

Segundou com mais uma dica da semana. Se você sente que perde posições logo no início ou não sabe bem como começar uma partida, hoje trazemos os 3 princípios básicos das aberturas para te ajudar a jogar melhor e com mais confiança desde o primeiro lance.

#1 Controle o centro

As casas centrais (e4, d4, e5 e d5) são a área mais importante do tabuleiro. Elas permitem que suas peças tenham mais mobilidade e controle de espaço. No começo da partida, foque em ocupar ou controlar o centro com seus peões e peças, como cavalos e bispos. Movimentos simples como 1.e4 ou 1.d4 são ótimos para isso.

#2 Desenvolva suas peças rapidamente

Evite perder tempo com muitos movimentos de peões ou jogadas repetitivas. Traga seus cavalos e bispos para o jogo o mais cedo possível, posicionando-os em casas que controlem o centro ou criem ameaças. Um bom desenvolvimento garante que você estará preparado para os próximos lances.

Dica extra: Evite mover a mesma peça mais de uma vez nas primeiras jogadas, a menos que seja necessário.

#3 Faça o roque cedo

Um rei seguro é fundamental para não sofrer ataques precoces. Assim que possível, realize o roque (pequeno ou grande) para proteger seu rei e conectar suas torres. Isso ajuda a coordenar suas peças e se preparar para o meio-jogo.

Outras dicas rápidas

Seguindo esses 3 conselhos e aproveitando os vídeos recomendados, você vai começar suas partidas de forma sólida e confiante. Lembre-se: o objetivo da abertura não é ganhar imediatamente, mas sim construir uma boa base para o resto da partida.

Bons estudos e bons jogos!

PRA FINALIZAR
3 em 1 da segunda

🧩 Puzzle do dia: Um xeque-mate mais curtinho pra começar a semana

⚔️ Vídeo do dia: Os melhores clipes de xadrez da semana, pra descontrair um pouco nesse segundou

🗣 Frase do dia: “Um bom jogador sempre é sortudo - Capablanca

POR HOJE É ISSO 
Até a próxima edição!

Assim nós terminamos mais uma edição da newsletter da Neochess, a newsletter que chega no seu e-mail nas segundas e sextas com tudo que você precisa saber sobre o xadrez brasileiro e mundial!

E aí, o que você achou? Deixe seu feedback aqui e responda esse e-mail caso tenha alguma sugestão/reclamação! Hoje a gente fica por aqui e nos vemos na sexta.