♟️ A lua de mel vai ser um torneio???

Vidit classificado pro Freestyle, A história de Judit Polgar e mais

Muito bom dia! Segundou mais uma vez e estamos aqui com mais uma edição pra vocês! Hoje, a big story é dedicada à maior jogadora da história do xadrez, mas tambem temos umas notícias legais pra você ficar por dentro.

Na edição de hoje, você vai ver:

  • 👑 A história de Judit Polgar

  • 🇮🇳 O Vidit se classificando pro Grand Slam

  • ✝️ O Hans ameaçando o Chess.com com um versículo bíblico

  • 🇺🇲 A Copa dos EUA começando

  • 👨‍🎓 Uma dica da semana um pouco diferente...

Regis Junior, editor e fundador da Neochess Brasil.

HIGHLIGHTS
Se você não viu…

🇧🇷 Cadê o Brasil? Em mais um problema de calendário do xadrez brasileiro, nenhum grande torneio rolou nos últimos dias, com exceção para exibições ou torneios escolares. Em breve vamos fazer um artigo sobre isso.

SOCIAL
POV: Você é Magnus Carlsen e ignora as mensagens da esposa no chat

GIRO DE TORNEIOS
Lua de mel do Vidit, American Cup e GP feminino

Lista fechada. O GM Vidit Gujrathi venceu o classificatório para o Grand Slam de Paris do Freestyle Chess, depois de vencer jogadores como Ding Liren e Richard Rapport rumo ao título.

🇮🇳 Com isso, ele se junta a Magnus, Caruana, Nakamura, Gukesh, Hans e outros para a disputa da segunda etapa do Freesyle Chess Grand Slam Tour.

Fato curioso: O casamento de Vidit vai ser no começo de abril, poucos dias antes da Etapa de Paris, marcada entre os dias 7 e 14. Nas palavras do próprio, parece que a lua de mel vai ser o torneio. risos.

Começa a Copa dos EUA

🇺🇲 Em St. Louis, na capital mundial do xadrez, começou n última sexta a American Cup, um torneio mata-mata com a participação de alguns dos melhores jogadores dos EUA.

  • Na disputa do absoluto, estão os GMs Hikaru Nakamura, Fabiano Caruana, Ray Robson, Sam Sevian, Levon Aronian, Wesley So, Leinier Domingu e Abhimanyu Mishra.

Neste momento, Naka, Leinier, Aronian e Fabi estão na semifinal dos vencedores. A Copa do EUA termina no dia 24 de março, e você acompanha aqui.

GP Feminino da FIDE no Chipre

Já em Nicosia, no Chipre, está rolando a antepenúltima etapa do Grand Prix Feminino da FIDE, que vai definir 2 das participantes do Torneio de Candidatas da FIDE, que vai classificar a próxima desafiante do Mundial.

🇷🇺 A atual líder do Circuito, Aleksandra Goryachkina, esta disputando a etapa de Nicosia, e é a grande favorita para se classificar. Pra acompanhar o torneio, siga pelo Chess.com aqui.

FOTO DA SEMANA
Um salão antigo, uma bela paisagem e um jogo de xadrez

Postado no r/chess

MUNDO
Ela é a melhor jogadora da história do xadrez

Imagem: Getty Images

Em 4 de setembro de 2002, uma jogadora húngara vencia Garry Kasparov, o número 1 do mundo. 6 anos antes, essa mesma jogadora fazia história como a primeira mulher a entrar no top 10 do ranking mundial. Seu nome? Judit Polgar.

  • Judit é considerada até hoje como a melhor de todos os tempos, e a única mulher que jogou de igual pra igual durante décadas com a elite do xadrez mundial.

Seus feitos históricos podem ser explicados por fatores que vão desde a neurociência a uma obsessão total pelo xadrez. E é sua história que vamos contar hoje.

A pequena Judit

Nascida em 23 de julho de 1976 em Budapeste, na Hungria, Judit era filha de uma professora chamada Klara e um psicólogo educacional, Lászlo e tinha 2 irmãs: Sofía e Susan.

💡 Seu pai, especificamente, queria provar uma teoria: A de que gênios são feitos, não nascem prontos. E para isso, escolheu treinar as próprias filhas para serem gênias do xadrez.

  • As 3 irmãs foram educadas em casa, pela mãe, enquanto treinavam xadrez intensamente, essa parte coordenada pelo pai.

Os primeiros lances

A princípio, por ser a mais nova, Judit era treinada por sua irmã mais velha, Susan, que era a mais experiente na casa até então.

Logo depois de aprender as regras, a família percebeu sua facilidade em resolver problemas e ela começou a participar dos estudos em grupo.

💤 Uma história curiosa: Quando Susan estava estudando um final com seu treinador, um Mestre Internacional. Sem encontrar a solução, eles acordam Judit, que, sonolenta, resolve o problema e volta a dormir.

Dali em diante, sua obsessão pelo xadrez só aumentou. Começando a jogar torneios com 6 anos, aos 10 anos ela venceu um MI, e aos 11, seu primeiro GM.

Nessa época, nas palavras de outro Grande Mestre, ela já aterrorizava os GMs que “não gostavam de perder para garota de 10 anos, pois isso faria eles aparecerem na capa do jornal”.

Uma estrela

🇭🇺 Em 1988, ela jogou pela Equipe Feminina da Hungria nas Olimpíadas de Xadrez. Aos 12 anos, a garota tinha um rating de 2555 na FIDE e um “olhar assassino”, sendo comparada a Fischer e Kasparov na mesma idade.

O próprio Kasparov, no entanto, não pensava o mesmo. Para ele, apesar do talento, “no fim da história ela era uma mulher”. Uma década e meia depois, ele mudaria de opinião.

Corta para 1991. Aos 15 anos, Judit Polgar quebrou o recorde de Bobby Fischer e se tornou a GM mais jovem da história depois de vencer o Campeonato Nacional.

Já em 1993, a garota vencia o ex-campeão mundial Boris Spassky por 5.5 a 4.5 em um match de exibição, e por pouco não se classificou para o Torneio de Candidatos. Veja um vídeo do match com Spassky aqui.

A polêmica de Kasparov

No ano seguinte, Judit foi convidada para seu primeiro super-evento de elite, o Torneio de Linares 1994, com participação de Garry Kasparov.

Na 5ª rodada, ela e Kaspa se enfrentaram pela primeira vez, em uma partida com uma dominação pouco a pouco do campeão do mundo, ganho depois de 35 lances.

No entanto, Garry violou a regra do 'soltou jogou' ao voltar atrás no lance 36, após mover seu cavalo incorretamente.

Polgar não reclamou no momento, por medo de perturbar em seu primeiro evento de elite. O árbitro também não fez nada, o que levou à derrota da garota de 17 anos.

🧐 Posteriormente, Judit acusou Kasparov de trapacear por ter quebrado a regra, enquanto ele disse estar de consciência limpa sobre o assunto. O incidente foi gravado e você pode conferir aqui.

A carreira de sucesso

Em janeiro de 1996, ela entrou no top 10 absoluto pela primeira vez, graças a vários bons resultados na elite, e alguns altos e baixos na década seguinte.

Aos 21 anos, ela já era considerada a melhor jogadora de todos os tempos de forma absoluta, já que nunca na história uma mulher tinha chegado naquele nível.

Já em 2002, Judit Polgar teria sua grande revanche contra Garry Kasparov. O agora ex-campeão mundial perdeu uma partida rápida contra ela, que foi a primeira mulher a vencer o número 1 do mundo na história.

Ao longo dos anos 2000, a carreira dela se dividiu entre resultados bons e medianos, muito pelo nascimento de seus 2 filhos, em 2005 e 2007.

  • Em 2005, ela retornou ao top 10, alcançando seu auge na FIDE com 2735 pontos de rating clássico.

Pouco a pouco, ela acabou disputando menos torneios, até se aposentar em 2014 aos 38 anos, para passar mais tempo com a família.

Legado

♟️ Depois de sua aposentadoria, Judit continuou trabalhando em iniciativas para promover o xadrez — principalmente o feminino — ao redor do mundo.

Até hoje, ela é a maior referência no xadrez feminino, com muitos comparando sua carreira com a da personagem Beth Harmon, do Gambito da Rainha.

  • Desde então, nunca mais uma mulher chegou perto dos seus feitos, enquanto seu pai hoje é aclamado pelo sucesso do ‘experimento' com as filhas.

Para conhecer mais a fundo sobre a história dela, confira sua biografia na Wikipedia ou essa página do Chess.com.

DICA DA SEMANA
Abertura Ruy López, tática do desvio e triangulação no final

Se tem uma coisa que o enxadrista precisa, é de um bom repertório. E agora, pra aumentar seu conhecimento enxadrístixo, vamos trazer de vez em quando uma abertura, um tema tático — ou estratégico — e um final pra você aprender aqui.

A Abertura Ruy López

A primeira abertura. Para muitos, essa é a Ruy López, também conhecida como Espanhola, que vem depois dos lances 1. e4 e5 2. Cf3 Cc6 3. Bb5, atacando rapidamente o cavalo das pretas.

👍 Por que jogar? Ela oferece controle do centro e várias opções de desenvolvimento, sendo uma escolha estratégica para qualquer nível de jogador.

👎 Porque não jogar? Pode ser um pouco mais lenta, o que pode não agradar a quem prefere um jogo mais direto.

Aprenda a Ruy López com esse vídeo do GM Krikor

O desvio

↗️ Já no tema tático de hoje, estamos trazendo o desvio, que nada mais é do que quando você induz — ou força — uma peça adversária a sair da posição atual e geralmente, enfraquecer alguma parte da posição.

Como jogar? O desvio é ideal para posições em que você quer atacar alguma peça vital, mas tem alguma do adversário protegendo.

  • A ideia é ou sacrificar uma peça que tire aquela do adversário da ação, ou atacar essa outra peça para desestabilizar a posição.

Aprenda sobre o desvio com esse vídeo aqui.

Triangulação

🔼 Por fim, o final de hoje é um de peões: A estratégia é ganhar um tempo em cima das peças do adversário, movendo o rei em triângulo.

  • No fim da história, o rei vai voltar para a mesma posição de antes, mas a diferença é que vai ser sua vez de jogar e avançar.

Aprenda mais sobre essa téncnica de finais aqui.

PRA FINALIZAR
3 em 1 da segunda

🧩 Puzzle do dia: Um quebra-cabeça com o tema tático da dica da semana de hoje.

🎬 Filme do dia: “O Jogo de Geri” — um curta produzido pela Pixar que foi bônus do filme Vida de Inseto.

🗣 Frase do dia: “A belea das jogadas no xadrez não resiste na aparência, mas nos pensamentos que estão por trás delas” — Aaron Nimzowitsch

ANTES DE IR EMBORA
O que você achou da edição?

😁 Muito boa | 🙃 Mais ou menos | ☹️ Não gostei

📲 Não se esqueça de seguir a gente no Instagram.

🗣 Compartilhe a newsletter com aquele amigo do xadrez pra ele também ficar por dentro de tudo!

📢 Anuncie na neo para alcançar uma das comunidades mais engajadas do xadrez brasileiro

POR HOJE É ISSO 👋
Um novo xadrez para um novo tempo.

Assim nós terminamos mais uma edição da news da Neo, a newsletter que chega no seu e-mail nas segundas com tudo que você precisa saber sobre o xadrez brasileiro e mundial!

♟️ Nossa missão é te deixar bem informado sobre tudo que acontece no mundo do xadrez, além, é claro, de ajudar a crescer esse esporte espetacular.

  • Se quiser falar diretamente com a gente sobre algum assunto em especial, só responder esse e-mail. Vai ser um prazer te responder!

Uma boa semana e até a segunda que vem!